Nutrição com saúde e equilíbrio

11 abril 2012

Benefícios do arroz integral na dieta




Aumentar o consumo de alimentos integrais é uma recomendação nutricional que utilizo com frequência no planejamento dietético de pacientes que estão em processo de reeducação alimentar visando o objetivo emagrecimento, mas a inclusão do arroz integral na alimentação diária é, na maioria das vezes, uma tarefa difícil porque as pessoas em geral ainda apresentam certa resistência quando o assunto é arroz integral.


Alimentos Integrais
Os alimentos integrais como o próprio arroz integral não passam pelo processo de refinamento, isto é, os grãos preservam a maioria dos nutrientes como vitaminas, minerais e fibras, presentes na casca e película protetora eliminadas no refinamento. Já escrevi aqui sobre a importância das fibras na alimentação, mas não custa ressaltar que aumentam a saciedade, facilitam a digestão, diminuem a incidência de doenças como câncer de cólon e o impacto da absorção de glicose na corrente sanguínea auxiliando no controle do diabetes e no processo de perda de peso, ao contrário dos alimentos refinados que aumentam os níveis de glicose no sangue mais rapidamente e quando consumidos em excesso promovem o aumento do peso corporal.

Incluindo o arroz integral na dieta

1 - Experimente
Aquela velha história de não comi e não gostei é antiga, a modificação de hábitos alimentares faz parte de um processo de mudança interior que é imprescindível para o sucesso do seu objetivo seja ele qual for. Sua dieta pode estar muito bem planejada, mas de nada vai adiantar se não houver um comprometimento com você mesmo em mudar a alimentação, o seu dia e a sua vida.
Fernando Pessoa já dizia: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".

2 - Experimentei e detestei... Troque a marca do arroz 
Se você teve uma experiência ruim ao experimentar o arroz integral pela primeira vez troque a marca, hoje temos várias opções disponíveis no mercado, com e sem outros grãos na composição, e uma delas provavelmente vai te agradar. 

3 - Dê uma atenção especial ao preparo do arroz
Variar o tipo de preparação também é uma ótima forma de evitar a monotonia na dieta, quem ainda não experimentou um risoto light com arroz integral não sabe o que está perdendo. Adicione ao preparo do seu arroz integral ingredientes como: alho poró, tomate seco fresco, salsinha, cebolinha, abobrinha, cenoura e temperos naturais, e você terá um arroz delicioso!
É importante ressaltar que dieta monótona não funciona para ninguém e também não é saudável, já que um cardápio variado fornece nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

4 - Trabalho fora o dia todo, o que fazer?
Procure um local onde possa se alimentar de forma saudável todos os dias ou leve seu arroz de casa, o resultado no final do mês será um saldo positivo na sua saúde e o único beneficiário será você mesmo. Pense nisso!

O arroz integral é realmente uma delícia e se você ainda tem dúvida, experimente. Alimentar-se de forma saudável com uma dieta variada, equilibrada e saborosa, é fundamental para quem quer ter mais saúde e qualidade de vida e decidiu se comprometer com o processo de reeducação alimentar sem abrir mão do prazer de comer.

Nut. Renata Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Nutricionista

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Nutrição com saúde e equilíbrio, essa é a minha proposta para quem busca através da alimentação mais saúde e equilíbrio.

Whatsapp (21) 980845426

Arquivo

Nutridica

Permito a cópia parcial dos textos e imagens contidos neste blog desde que estes sejam utilizados apenas como fonte de referência, sendo obrigatória a concessão dos créditos e devida referência ao autor, citação da fonte original e de links de redirecionamento para o artigo mencionado. Boa leitura!

Publicidade

Copyright © Blog | Nutrição e equilíbrio by Blogger