Nutrição com saúde e equilíbrio

05 junho 2012

Atividade física no controle do Diabetes


Vários estudos demonstram a importância do exercício no controle da glicemia (níveis de açúcar no sangue), evidenciando a prática regular de atividade física como importante aliada no controle do diabetes.

O sedentarismo é considerado um fator de risco para o Diabetes Mellitus e o efeito hipoglicemiante (capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue) dos exercícios físicos já é reconhecido há um bom tempo. A prática de exercícios físicos requer uma mobilização rápida de glicose para o fornecimento de energia adequada para os músculos em atividade e demais órgãos que não estão em movimento.


Diabetes Tipo 1 e exercício
No caso do Diabetes Mellitus Tipo 1 onde há uma maior probabilidade de ocorrerem hipoglicemias, hiperglicemias e até cetose em decorrência do exercício, a prática regular de atividade física também é indicada, porém, vários aspectos devem ser conhecidos e considerados antes da elaboração de um programa de exercícios.

A prescrição de exercícios deve ser sempre precedida de indicação médica e orientação nutricional, e o portador de diabetes deve ser acompanhado por um Educador físico que deve saber que está supervisionando um aluno com diabetes e ter conhecimento sobre a diabetes para a elaboração de um programa de exercícios adequado e personalizado. A prática de atividade física sem monitorização, para o diabético em especial, é muito arriscada e deve levar em conta vários aspectos como o tipo de diabetes, idade do indivíduo, modalidade de treino, alimentação habitual, medicação em uso e doenças associadas, como hipertensão arterial e alterações cardiovasculares.

Diabetes Tipo 2 e exercício
Dieta, exercícios físicos regulares, auto monitorização e educação em saúde são os princípios básicos para o tratamento do diabetes Mellitus Tipo 2. Este tipo de diabetes é caracterizado por sobrepeso ou obesidade, resistência à insulina e hiperinsulinismo, sobretudo na sua fase inicial. A prática regular de exercícios físicos faz com que haja uma melhora da sensibilidade à ação da insulina. Com isso, há uma melhora na captação de glicose periférica e os níveis de glicose sanguínea tendem a diminuir.

Em resumo, a atividade física é uma importante aliada no controle da glicemia para quem tem diabetes tipo 1 ou tipo 2, porém, profissionais de saúde como médico, educador físico e nutricionista, precisam estar atentos às alterações apresentadas durante o exercício, para que sejam feitos periodicamente os ajustes necessários nas doses de insulina, dieta, medicamentos e no programa de exercícios.

10 benefícios do exercício para o controle do diabetes
- Melhora da tolerância à glicose, como resultado de uma maior utilização deste substrato energético e do aumento da sensibilidade à insulina, o que pode resultar na redução da dosagem de insulina e do medicamento (hipoglicemiante oral) mediante orientação médica

- Prevenção de doenças cardiovasculares, pela redução dos fatores de risco como hiperinsulinemia, dislipidemia, e também pelo aumento do HDL-colesterol.

- Redução do peso corporal, principalmente se a atividade física estiver associada com uma dieta orientada por um nutricionista.

- Controle da hipertensão arterial leve e moderada.

- Melhora na resposta imunológica.

- Aumento da densidade mineral óssea e prevenção da osteoporose.

- Aumento do tônus muscular, força e flexibilidade.

- Redução dos níveis de ansiedade.

- Promoção da integração social, o que diminui o stress psicológico causado pelo tratamento, principalmente no caso de crianças com diabetes tipo 1 em insulinoterapia.

- Melhora da aptidão física, proporcionando mais qualidade de vida.

Fonte: Abordagem Nutricional em Diabetes Mellitus – Brasília: Ministério da Saúde, 2000.


Nut. Renata Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Nutricionista

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Meu nome é Renata Ribeiro, sou nutricionista, idealizadora do programa Emagrecendo com Saúde, estudiosa do comportamento alimentar e totalmente comprometida com o processo de mudança de estilo de vida.

Whatsapp (21) 980845426

Arquivo

Nutridica

Permito a cópia parcial dos textos e imagens contidos neste blog desde que estes sejam utilizados apenas como fonte de referência, sendo obrigatória a concessão dos créditos e devida referência ao autor, citação da fonte original e de links de redirecionamento para o artigo mencionado. Boa leitura!

Meu livro

Recomendo

Copyright © Blog | Nutrição e equilíbrio by Blogger