Nutrição com saúde e equilíbrio

30 julho 2012

Você conhece os alimentos que roubam a sua energia?



De fato existem alguns alimentos considerados vampiros de energia que "roubam" a nossa energia diária e devem ser totalmente excluídos do cardápio, você sabe quem são eles?


Estes são os alimentos industrializados, ultra processados, ricos em aditivos e gordura ruim, que não trazem nenhum benefício para a saúde ao serem consumidos, pelo contrário, o consumo exagerado desses alimentos promove doenças e excesso de peso.


Mas quais são os alimentos energéticos?
Os alimentos ricos em carboidratos são energéticos e fornecem o combustível que o organismo necessita, inclusive para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, mesmo que estejamos em jejum ou repouso. Devemos dar preferência aos carboidratos integrais, alimentos como arroz, macarrão, pão, farinhas e cereais integrais são ótimos.

Alguns tubérculos como a batata doce, são fontes de carboidrato de baixo índice glicêmico, este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose, o que torna estes alimentos excelentes fontes de carboidrato para serem consumidas antes da prática de atividade física.

Os alimentos considerados termogênicos, como o gengibre, podem ser utilizados em várias preparações e auxiliam na queima de calorias já que aceleram o metabolismo.

As frutas contém frutose, uma forma de açúcar simples que também fornece energia. Frutas como açaí, coco e abacate, cuja polpa é rica em gordura boa, também são excelentes fontes de energia, porém se você é diabético, está acima do peso ou segue uma dieta mais restrita por algum motivo, precisa ficar atento e não exagerar no consumo destes alimentos.

Energia líquida
Algumas bebidas à base de cafeína e de chá verde também estão sendo muito utilizadas como energéticos. A cafeína é um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta e o chá-verde acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura corporal.

É importante ressaltar que o consumo excessivo de alimentos energéticos pode levar ao excesso de peso e você deve sempre consultar um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar ajustado às suas necessidades individuais.

E se está realmente motivado a mudar o seu estilo de vida dedique algumas horas do dia a você mesmo e perceba que uma vida sedentária com maus hábitos alimentares não faz bem para a sua saúde. Aventure-se a descobrir o prazer da alimentação equilibrada juntamente com os benefícios da prática regular de atividade física e você terá mais energia, um corpo bonito, aquela melhora na autoestima e uma vida muito mais saudável.

Outros fatores também exercem influência negativa sobre a energia, como noites de sono mal dormidas, estresse, sedentarismo, fumo e consumo de bebidas alcoólicas, o que torna a mudança na rotina diária fundamental para a promoção da sua saúde e qualidade de vida.

Nut. Renata Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Nutricionista

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Nutrição com saúde e equilíbrio, essa é a minha proposta para quem busca através da alimentação mais saúde e equilíbrio.

Whatsapp (21) 980845426

Arquivo

Nutridica

Permito a cópia parcial dos textos e imagens contidos neste blog desde que estes sejam utilizados apenas como fonte de referência, sendo obrigatória a concessão dos créditos e devida referência ao autor, citação da fonte original e de links de redirecionamento para o artigo mencionado. Boa leitura!

Publicidade

Copyright © Blog | Nutrição e equilíbrio by Blogger