recent posts

Você sabe o que é colesterol?




O colesterol é um tipo de gordura produzida no fígado que também está presente na composição de alimentos de origem animal. Níveis elevados de colesterol no sangue podem formar as famosas placas de gorduras que se depositam nas paredes das artérias. 

Problema 

Essas placas podem obstruir totalmente as artérias diminuindo o fluxo sanguíneo, e provocar sérias complicações à saúde como as doenças cardiovasculares (incluindo infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral).

O equilíbrio entre a produção endógena (colesterol produzido no fígado) e a ingestão dietética (colesterol que vem da dieta) de colesterol é importante, pois esta gordura é fundamental na formação da estrutura das membranas celulares e na síntese de hormônios (cortisol, aldosterona, testosterona, progesterona, estradiol), sais biliares e vitamina D.

Fatores de ordem genética (pré-disposição genética) e fatores de ordem ambiental (alimentação inadequada e estilo de vida sedentário) são as principais causas da elevação dos níveis de colesterol.

Os sinais e sintomas do colesterol elevado geralmente só aparecem quando ocorrem complicações decorrentes do entupimento das artérias. Desta forma, é importante monitorar os níveis de colesterol, especialmente após os 40 anos. Como a elevação do colesterol não tem relação com a idade, você pode ser jovem e ainda assim ter uma alteração nos níveis de colesterol. Pessoas que possuem antecedentes familiares ou outros fatores de risco para doenças do coração, como diabetes, hipertensão, obesidade e tabagismo, devem monitorar esses níveis com mais frequência.

Solução

Uma alimentação equilibrada ajuda a prevenir o aparecimento de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares. Ter uma alimentação saudável implica em restringir o consumo de gorduras ruins, açúcares, álcool e sal, privilegiando fontes de proteína magra,  como a carne bovina magra, aves sem pele e  peixes, laticínios e derivados desnatados, cereais integrais, grãos, legumes, verduras e frutas. 

A forma de preparo dos alimentos também é muito importante na luta contra o colesterol alto, neste caso opte sempre por preparações cruas, assadas ou grelhadas e evite frituras em geral.

A prática regular de atividade física aumenta o HDL (bom colesterol), o que ajuda na "limpeza" das artérias e no equilíbrio do perfil lipídico. Quando há uma prescrição de medicação, esta também deve estar associada a mudanças no estilo de vida.

Concluindo 

Minha intenção com este post é alertar sobre os riscos do colesterol alto e a importância da alimentação equilibrada associada com a prática regular de atividade física para a manutenção de níveis adequados de colesterol no sangue e para a saúde.

Você sabe o que é colesterol? Você sabe o que é colesterol? Reviewed by Renata Ribeiro on julho 15, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.