Criança faz dieta?


Criança saudável

Será que uma dieta restrita deve ser adotada em um programa de reeducação alimentar para crianças? 


Educação nutricional

O sucesso de um programa de reeducação alimentar para crianças depende principalmente da educação nutricional, isto é, da forma como trabalhamos o conceito de alimentação saudável com elas. 

Não basta dizer que frutas, verduras e legumes fazem bem à saúde, você precisa convencê-los com bons argumentos. E a melhor parte deste processo, além da sensação de dever cumprido, é ter um filho mais ativo, saudável e feliz.

Confira neste post algumas orientações nutricionais para a mudança de hábitos que certamente vão fazer a diferença significativa na rotina e na alimentação do seu filho.


10 dicas para mudar a alimentação das crianças

–  Conte uma história, a criança precisa entender porque é importante comer frutas e não comer biscoito recheado, balas, doces, salgadinhos e alimentos gordurosos. Depois que esse conceito passa a fazer sentido para a criança fica mais fácil introduzir alimentos saudáveis na sua rotina diária.

2 – Fracione a alimentação dos pequenos para que eles comam sempre de 3 em 3 horas, o fracionamento da dieta é fundamental para evitar que as crianças sintam fome e “belisquem” nos intervalos das refeições.

3 – Tenha opções em casa, se a criança abrir a despensa ou a geladeira e só encontrar alimentos saudáveis não terá outra escolha.

4 – Dance, brinque, pule: movimente-se! 
Criança precisa se movimentar, tire seu filho do sofá, da frente da Tv, do vídeo-game, do computador e programe uma semana movimentada com atividades que ele goste e tenha interesse em interagir.

5 – Providencie lanches saudáveis mas saborosos para que seu filho possa levar para a escola, evitando assim as guloseimas e alimentos calóricos da cantina.

6 – Oriente seu filho a beber água nos intervalos das refeições, criança hidratada tem mais disposição para manter-se ativa.

7 – Varie as preparações utilizando legumes e verduras, esta é uma estratégia para que seu filho dê uma segunda chance aos alimentos que não aceita de jeito nenhum. 

8 – Faça escolhas alimentares inteligentes nos fins de semana compartilhando com seu filho de forma divertida o prazer da alimentação saudável.

9 - Atenção papai e mamãe, as crianças incorporam os hábitos alimentares da família e se você não tem o hábito de comer frutas, verduras e legumes,  provavelmente seu filho também não vai comer.


10 – Por último, porém não menos importante, procure um profissional de Nutrição qualificado para a orientação e acompanhamento nutricional do seu filho, criança não deve fazer dieta restritiva e sim seguir um plano alimentar adequado para a sua faixa etária, rotina diária e nível de atividade.           


Concluindo

Depois de colocar esse check list em prática e começar a observar resultados, volte aqui e me conte como foi maravilhoso participar ativamente desse processo de mudança.

Criança faz dieta? Criança faz dieta? Reviewed by Renata Ribeiro on maio 12, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.