Alimentos energéticos

Existem alguns alimentos considerados energéticos, estes são importantes para aumentar a disposição para as tarefas do dia a dia e podem ser estrategicamente consumidos antes do exercício garantindo uma energia extra para a prática da atividade.


Alimentos energéticos

Os alimentos ricos em carboidratos são energéticos e fornecem o combustível que o organismo necessita, inclusive para manter a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, mesmo que estejamos em jejum ou repouso. Devemos dar preferência aos carboidratos integrais, alimentos como arroz, macarrão, pão, farinhas e cereais integrais são ótimos.

Alguns tubérculos como a batata doce, são fontes de carboidrato de baixo índice glicêmico, este índice reflete o impacto promovido pelo carboidrato ingerido nos níveis sanguíneos de glicose, o que torna estes alimentos excelentes fontes de carboidrato para serem consumidas antes da prática de atividade física.

Os alimentos considerados termogênicos, como o gengibre, podem ser utilizados em várias preparações e auxiliam na queima de calorias já que aceleram o metabolismo.

As frutas contém frutose, uma forma de açúcar simples que também fornece energia. Frutas como açaí, coco e abacate, cuja polpa é rica em gordura boa, também são excelentes fontes de energia, porém se você é diabético, está acima do peso ou segue uma dieta mais restrita por algum motivo, precisa ficar atento e não exagerar no consumo destes alimentos.

Energia líquida

Algumas bebidas à base de cafeína e de chá verde também estão sendo muito utilizadas como energéticos naturais antes da prática do exercício físico. A cafeína é um estimulante que ajuda a manter o sistema nervoso em alerta e o chá-verde acelera o metabolismo auxiliando na queima de gordura corporal.

Alimentos que roubam energia

Também existem alguns alimentos considerados verdadeiros vampiros que "roubam" a nossa energia diária e devem ser evitados ou totalmente excluídos do cardápio. Estes são os alimentos industrializados, ultra processados, ricos em aditivos e gordura ruim, que não trazem nenhum benefício para a saúde ao serem consumidos, pelo contrário, o consumo exagerado desses alimentos pode provocar doenças e excesso de peso. Outros fatores também exercem influência sobre a energia, como noites de sono mal dormidas, estresse, sedentarismo, fumo e consumo de bebidas alcoólicas, o que torna a mudança na rotina diária fundamental para a saúde e qualidade de vida.

Concluindo

Se você está motivada a mudar o seu estilo de vida descubra o prazer da alimentação equilibrada juntamente com os benefícios da prática regular da atividade física e terá mais energia para organizar o seu dia, além de um corpo bonito e uma vida saudável. 
É importante ressaltar que o consumo excessivo de alimentos energéticos não é recomendado e que você deve sempre consultar um nutricionista se está buscando um programa nutricional ajustado às suas necessidades individuais.

Alimentos energéticos Alimentos energéticos Reviewed by Renata Ribeiro on agosto 11, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.