Coma fibras e emagreça


O consumo de fibras na dieta ajuda a emagrecer

O consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados está relacionado com o aumento de doenças como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. 

Fibras

As fibras alimentares pertencem ao grupo dos carboidratos, não são digeridas ou absorvidas pelo organismo, isto é, passam "intactas" pelo sistema digestivo e desempenham funções importantes no organismo. A recomendação da ingestão diária de fibras varia em torno de 20 a 35 gramas/dia.

As fibras auxiliam no controle do índice glicêmico reduzindo os picos de glicose no sangue, promovem maior saciedade e desta forma podem ser utilizadas de forma estratégica na dieta de quem deseja emagrecer, atuam no controle do colesterol, auxiliam no bom funcionamento intestinale na prevenção de doenças crônicas como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e diabetes

Frutas, legumes, verduras, aveia, farelo de trigo e leguminosas, são alimentos ricos em fibras que devem fazer parte do seu cardápio se você deseja emagrecer ou simplesmente adotar um estilo de vida saudável.

Quais são os tipos de fibras?

As fibras são classificadas de acordo com a solubilidade em solúveis e insolúveis. As fibras solúveis encontradas em frutas, verduras e cereais, desempenham papel importante no controle da glicemia e redução do colesterol ruim, quando ingeridas absorvem muita água e tornam-se viscosas, retardando o esvaziamento gástrico, proporcionando maior saciedade, e assim, atuando na redução da absorção de glicose e gordura. Ao retardarem a velocidade de absorção dos carboidratos evitando elevações repentinas dos níveis de açúcar no sangue, as fibras solúveis também tornam-se essenciais no cardápio do diabético.

As fibras insolúveis captam pouca água e não se dissolvem, atuando na formação do bolo fecal e melhora do trânsito intestinal. Podem ser encontradas na linhaça, gergelim, amêndoas, farelo de trigo, arroz integral, e são indicadas na prevenção da constipação intestinal (prisão de ventre) e câncer de cólon.

Dicas para aumentar o consumo de fibras

• Consuma verduras e legumes crus ou cozidos no vapor
• Inclua cereais integrais diariamente na sua alimentação
• Não descasque frutas que podem ser consumidas com casca
• Como comida de verdade, alimentos frescos e in natura
• Evite o consumo de alimentos industrializados e ultra processados

Concluindo

O consumo de fibras traz benefícios importantes para a saúde e os alimentos ricos em fibras também auxiliam no processo de emagrecimento. Se você deseja emagrecer e manter um estilo de vida saudável deve incluir fibras na sua alimentação. 

Coma fibras e emagreça Coma fibras e emagreça Reviewed by Renata Ribeiro on agosto 11, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.